quinta-feira, 12 de maio de 2016

TIRANDO PARTIDO DO VIDRO EM EDIFICAÇÕES


Materiais e desempenho

Marco Antônio de Morais Alcantara

1) Generalidades:

O vidro é resultante da fusão de materiais terrosos e silicosos, com vitrificação.

O processo de fabricação deste tipo de material tem origem desde os tempos mais remotos, sendo utilizado, por exemplo, na fabricação de vasos, enfeites, peças para lanças, e outras utilidades por povos primitivos. Ao longo da história, percebeu-se a evolução técnica para a fabricação do vidro, como a descoberta do método de sopragem, a criação de novos tipos de fornos e novos processos de moldagem, até chegar-se aos tipos modernos, hoje conhecidos.

terça-feira, 10 de maio de 2016

TRÊS VERSÕES DIFERENTES PARA O SOLO-CIMENTO COMO UM MATERIAL

Materiais e componentes de construção


Marco Antônio de Morais Alcantara

O solo-cimento é um material produzido tradicionalmente a partir da mistura de solo, cimento e água, sujeito ao processo de compactação de solos. Segundo Alcantara (1995), ele se constitui em um caso de estabilização química de solos, cujos mecanismos se dão pela hidratação do cimento no interior dos vazios do solo, e pela formando uma matriz cimentícia que aglomera as partículas de solo, reduz a permeabilidade, e aumenta a durabilidade dos solos. A solução vem a contornar os problemas relativos aos ciclos de absorção e secagem, e de dilatação e contração térmicas, os quais se dão concomitante com a perda de massa do solo, e ainda, ao retorno deste ao estado plástico, quando este tem contato com a umidade. 

Considerando o solo-cimento concebido através do processo de compactação, para se inferir sobre o desempenho potencial podem ser tomados em consideração os fatores que são relativos a esse processo, tais como: a energia aplicada na compactação; o modo pelo qual se dá a compactação, podendo se distinguir por exemplo se for por impacto ou por amassado; o teor de cimento e o teor ótimo de umidade. Além destes, pode-se contar ainda com a influência dos fatores relativos à microestrutura do solo, a qual também contribui para a condição alcançada pelo solo na compactado. 

A redução de vazios e o grau de compactação podem influenciar na eficiência e na qualidade do material.

Com o auxílio do processo de compactação de solos se pode conceber a fabricação de materiais relativos à pavimentação, aterros, assim como componentes para a alvenaria, prensados na forma de blocos e de tijolos (Figura 1).



 Figura 1: Tijolos de solo-cimento compactado